Gaia no encontro internacional dos projetos Social Green e Finerpol

A Gaiurb esteve presente no 4º Encontro do Projeto Social Green e no 7º Evento Interregional do projeto Finerpol que decorreram, entre 16 e 18 de janeiro, nas cidades de Tartu e Tallin, na Estónia.

A representação da Gaiurb estendeu-se à participação numa conferência/seminário comum aos dois projectos, sobre esquemas de financiamento inovadores e boas práticas no financiamento da eficiência energética no setor da habitação social. Teve ainda oportunidade de visitar edifícios recentemente renovados em Tartu e Tallinn, nomeadamente edifícios com necessidades quase nulas de energia (nZEB).

O Social Green e o Finerpol são projetos de cooperação inter-regional, com o apoio do Programa de Cooperação Territorial Interrreg Europe.

O projeto Social Green tem como objetivo a implantação de políticas públicas para a redução do consumo energético na habitação social, contribuindo desta forma para as prioridades europeias e nacionais de uma economia de baixo carbono. O CEiiA - Centro de Engenharia e Desenvolvimento do Produto - e a CCDR-N - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte - são os responsáveis pela dinamização deste projeto na Região do Norte de Portugal.

O Finerpol visa a promoção de novas políticas, ou a melhoria das políticas existentes, nomeadamente a criação de instrumentos de financiamento para a promoção de investimento em Eficiência Energética e Fontes de Energia Renováveis. O CEiiA é também parceiro neste projeto.

Para mais informações:
https://www.interregeurope.eu/socialgreen/
https://www.interregeurope.eu/finerpol/