Póvoa de Varzim regressa à Gaiurb

O presidente do Conselho de Administração da Gaiurb - Urbanismo e Habitação, EM, Daniel Couto, recebeu uma delegação do Município da Póvoa de Varzim que, pela segunda vez, veio visitar os serviços da empresa e conhecer os mais inovadores projetos de modernização administrativa.

A excelência e a notoriedade dos serviços da Gaiurb são uma referência a seguir por outras autarquias que vêem nesta empresa do Município de Gaia um exemplo a replicar. O Nopaper continua a ser a grande razão porque outras autarquias querem conhecer esta experiência pioneira na desmaterialização logo à entrada dos processos, com resultados muito positivos para os cidadãos e para o ambiente, seguida da desmaterialização interna dos documentos internos e enviados para o exterior.

O modelo implementado pelo Município de Gaia, através da Gaiurb, representa um mix de elevada eficiência, desempenho e rapidez, reconhecido designadamente por cerca de 50% dos municípios da Área Metropolitana do Porto que já instruem processos em formato digital.

Os técnicos do município da Póvoa de Varzim assistiram, também, à apresentação de outras aplicações informáticas decisivas na modernização administrativa, de interoperabilidade das aplicações de SIG com a gestão documental, assim como todas as aplicações e portais disponíveis ao público que melhora a interação em tempo real entre o munícipe e a Câmara.

A eficiência da utilização do Drone Survey e do Lazer Survey, assim como o estudo da futura implementação da metodologia BIM que, brevemente, irá fazer evoluir a apresentação de projetos em Autocad 2D para uma visão tridimensional integrada dos projetos com todas as suas dimensões especializadas, foram também dados a conhecer durante esta visita.