Sistema de Informação Geográfica

Enquadramento | Objetivos | Objetivos Estratégios

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), são hoje um instrumento poderoso e essencial, na tomada de decisões, tornando-se cada vez mais numa área fundamental nas sociedades contemporâneas. Os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) são um bom exemplo das TIC, sendo óptimas ferramentas que permitem ganhos em termos de celeridade, de eficiência, de acesso à informação e de proximidade aos cidadãos.

A existência do SIG, para além de um meio de produção dinâmica de informação georreferenciada é um excelente indicador de modernização do trabalho técnico da empresa. A disponibilização da informação é também um caminho que possibilita a participação do cidadão e munícipe, que pode interagir, participar e beneficiar do acesso à informação geoespacial. Assim, naturalmente procedeu-se à criação de um espaço dedicado à disponibilização de conteúdos de carácter territorial no âmbito do Urbanismo, Reabilitação Urbana e Habitação Social, inovando nos conteúdos e ferramentas de divulgação.

O sistema de informação geográfica nasceu no município de Vila Nova de Gaia em 2001 e desde a criação da Gaiurb,EM, em 2002, que a empresa passou a gerir o sistema de informação geográfica global do município, permitindo-lhe ter um conhecimento profundo sobre as necessidades dos municípios, no que se refere aos SIG Municipais e à sua transversalidade numa estrutura municipal.

Assim, criou uma nova forma de potenciar os SIG, nomeadamente pelo grau de envolvência do sistema, da quantidade de informação disponível internamente e para o público em geral, assim como, o grande número de utilizadores diários das soluções de SIG do município.

Os SIG tornaram-se essenciais no dia-a-dia dos municípios e uma ferramenta de trabalho de e consulta fundamental na gestão, interpretação e conhecimento dos territórios municipais.

Brochura Informação Geográfica Objetivos

A Divisão de Informação Geográfica tem vindo ao longo dos anos a aplicar os seus conhecimentos em prol do desenvolvimento e partilha da informação geográfica e temática, na área territorial de Vila Nova de Gaia, desenvolvendo trabalhos de apoio aos vários departamentos e serviços da Gaiurb, EM, assim como, aos diversos departamentos da Câmara Municipal, Empresas Municipais, Entidades Nacionais e Internacionais e demais cidadãos.

A necessidade de inovar nos procedimentos, técnicas e rentabilidade dos seus quadros técnicos, assim como, a motivação dos mesmos para a produção de novos conteúdos geográficos, que apoiem a tomada de decisão, levam o DIG a repensar a sua estratégia de futuro, numa perspetiva de desenvolvimento da empresa no âmbito do município prestando um serviço público de excelência., mas também adotando uma postura direcionada para os novos desafios fora do município, quer a nível nacional que a nível internacional. Objetivos Estratégicos

A Divisão de Informação Geográfica (DIG), responsável pelo SIG, tem como objetivos operacionais:

  • Promover a cultura de disponibilização de informação estruturada, também reconhecida como necessárias para o desenvolvimento da sociedade da informação;

  • Ser uma base de conhecimento estruturada e actualizada do concelho, constituindo uma ferramenta válida no suporte à tomada de decisão;

  • Recolher, estruturar e disponibilizar, em tempo útil, informação gráfica e alfanumérica;

  • Promover de uma forma eficaz e racional o conhecimento do território e a sua gestão;

  • Inovar nas metodologias de interpretação e análise do território de Vila Nova de Gaia;

  • Garantir a manutenção de um serviço de qualidade para todas entidades municipais, departamentos da Câmara Municipal e cidadãos;

  • Garantir o desenvolvimento e Gestão de ferramentas SIG, assim como, a Integração dos dados SIG com os demais sistemas de informação existentes;

  • Disponibilização dos dados geográficos na Intranet e na Internet;

  • Recolher, estruturar e disponibilizar informação multidisciplinar de interesse dos diversos serviços municipais, entidades e população nacional e estrangeira;

  • Prestação de serviços especializados em SIG e Topografia para clientes nacionais e estrangeiros;

  • Continuação da forte aposta na investigação, desenvolvimento, produção de mais e novos conteúdos, e inovação que conduzirá o SIG a um reconhecimento público generalizado e conquista de novos mercados de serviços.