O Programa Arco-Íris - Novos Horizontes para o Arrendamento, no qual a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia foi pioneira, trouxe novas medidas de incentivo ao mercado social de arrendamento. A primeira versão deste programa, implementada em finais de 2010, resultou de uma parceria entre a autarquia, através da Gaiurb, EEM, e a Caixa Geral de Depósitos (CGD).
Desde então, a Gaiurb implementou o Arco-Íris com o objetivo de criar uma mudança de paradigma em termos de respostas habitacionais no município. Este programa disponibiliza condições diferenciadas e vantajosas no acesso ao mercado de arrendamento, destinadas a famílias que não se enquadram na tipologia com direito a habitação social e que, em simultâneo, não possuem rendimentos suficientes para alugar casa no mercado convencional de arrendamento, nem tão pouco para adquirir habitação própria.
Durante quatro anos, a Gaiurb desenvolveu esforços para alargar a capacidade de resposta no âmbito do mercado social de arrendamento, trabalho que culminou, já em 2014, com a implementação do Programa Arco-Íris - 2ª geração que permitiu criar uma nova parceria com o IHRU, Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana, IP.
Cabe à Gaiurb a pré-seleção e a acreditação de todos os beneficiários deste programa, após apresentação de candidatura, enquanto os proprietários têm a responsabilidade de gerir os processos de arrendamento.
Todos os munícipes gaienses que tenham rendimentos provenientes de trabalho e/ou reforma podem candidatar-se ao Programa Arco-Íris, devendo, para isso, efetuar a sua adesão por email ou diretamente nas instalações do Departamento de Habitação da Gaiurb, EM (Rua do Capitão Leitão, nº 94, 4400-168 Vila Nova de Gaia).