Vila Nova de Gaia é um município pertencente à Área Metropolitana do Porto e ao Distrito do Porto, localizado na Região Norte de Portugal.
Territorialmente o concelho é limitado a Norte e a Nordeste pelo rio Douro, que o separa dos concelhos do Porto e de Gondomar; a Sul pelos concelhos de Santa Maria da Feira e de Espinho e a Oeste é banhado pelo Oceano Atlântico. Este contexto favorece o facto de ser um concelho de grandes contrastes, entre zonas as interiores, frente de rio e orla marítima, bem como entre áreas urbanas, industriais e rurais. Morfologicamente é um concelho muito acidentado e muito desnivelado, os pontos mais altos a citar são o Monte da Virgem e a Serra de Canelas. Outro elemento de destaque é a sua extensa faixa costeira, com aproximadamente 17 km de areal.
Possui na totalidade uma área de 168.5 km2, 303 430 habitantes (censos 2011) e 15 freguesias. É o terceiro município mais populoso do país e o mais populoso da região Norte.
A construção das pontes de ligação à cidade do Porto, são um dos elementos que justificam esse crescimento; A Ponte Pênsil, em 1843 como a primeira ligação permanente; A Ponte D. Maria Pia em 1877 sendo a primeira travessia ferroviária para a margem norte; A Ponte D. Luís, em 1886; A Ponte da Arrábida em 1963, Em 1991 foi substituída a travessia ferroviária com a construção da Ponte de S. João. Mais recentemente, a Ponte do Freixo concluída em 1995 e a Ponte do Infante, em 2003 serviram o concelho e as suas crescentes necessidades de deslocação.
Devido a estas fortes melhorias das vias de comunicação das últimas décadas, e o consequente crescimento económico que Vila Nova de Gaia desfrutou, permitiu um progressivo aumento do acolhimento da população que trabalhava diariamente no Porto; Apesar dos fortes movimentos pendulares laborais, para o concelho vizinho, Gaia tem uma grande tradição industrial. Existem empresas de dimensões variáveis em áreas distintas, como cerâmica, têxtil, ferragens, construção civil, entre outras. Relativamente ao comércio e aos serviços, é de destacar que na década de 90 a cidade recebeu duas grandes superfícies comerciais, que foram marcos importantes, são elas o Gaia Shopping e o Arrábida Shopping. Recentemente, também a cadeia El Corte Inglês escolheu o concelho para a sua segunda implantação em Portugal.
O aumento populacional e o desenvolvimento do concelho, exigiu e possibilitou, uma melhoria generalizada das condições de vida da população. São exemplo pragmático, disso, o crescente desenvolvimento de vias de comunicação, sendo de destacar as rodoviárias e a ferroviária através da implantação da Linha do metro. Estes fatores potenciam o crescimento e disseminação dos transportes públicos, através de companhias privadas, dos STCP, CP e do Metro do Porto. Outras curiosidades que sobressaem como comprovativo do crescimento e melhoria da qualidade de vida em Gaia, são por exemplo:
O facto de nos últimos anos este ser o concelho do país com mais praias ostentando Bandeiras Azuis.
A crescente preocupação e consciência ambiental, na criação de parques naturais e reabilitação de zonas ribeirinhas e marítima.
O aumento progressivo do sector do turismo neste município, mantendo-se as Caves do vinho do Porto como um ponto de interesse turístico primordial nas visitas, no entanto outros motivos de interesse cultural, desportivo e de lazer, fomentam o crescimento deste sector.
O potencial que possui como local atrativo ao investimento privado em áreas como Industria, a Hotelaria, Restauração e Cultura, beneficiando de todo o investimento nas infraestruturas básicas e rede de transportes.
A disseminação de equipamentos de saúde, educação e desporto pela totalidade das freguesias do município, sendo que a crescente valorização dos sistemas de ensino e respetivos equipamentos, não só estatais como privados; comprovam as melhorias significativas nos níveis de escolarização da população.