Pais e filhos, avós e netos, amigos e vizinhos à volta dos desafios de um tabuleiro de xadrez
A Gaiurb acaba de criar, em parceria com a Academia de Xadrez de Gaia, o Clube de Xadrez de Oliveira do Douro, fruto da vontade expressa pelas crianças que frequentam a modalidade, no âmbito do projeto educativo de matemática «Divertir com o Saber», em curso no empreendimento social localizado naquela freguesia.
O clube está aberto a toda a comunidade e destina-se às pessoas interessadas na prática do xadrez ou que tenham a intenção de melhorar as suas capacidades e evoluírem dentro da modalidade.
Esta iniciativa encerra um propósito inclusivo para a prática modalidade, uma vez que pretende habilitar e reabilitar cidadãos residentes na comunidade daquele empreendimento. Por outro lado, representa uma possibilidade de abrir a aprendizagem aos pais das crianças para poderem acompanhara os filhos e jogar com eles.
O clube de xadrez visa facilitar a coesão familiar e social, bem como potenciar o desenvolvimento das inúmeras valências educativas que a prática deste desporto proporciona. O xadrez tem o poder de unir as pessoas, independentemente da sua cultura, idade e experiência de vida.
Através do clube pretende-se, também, obter um crescimento sustentado da modalidade, ao nível competitivo, proporcionando o crescimento dos elementos inscritos, levando-os a competir em eventos oficiais organizados pela Federação Portuguesa de Xadrez e Associação de Xadrez do Porto.
A propósito, é de referir que já estão federadas cinco crianças residentes no empreendimento social D. Manuel Martins, e uma que mora no empreendimento social de Perosinho, as quais já participam em competições distritais e nacionais. A própria participação elevada nos Jogos Juvenis de Gaia atesta o gosto e a motivação crescente destas crianças pela aprendizagem da modalidade e pelo jogo.
Na verdade, é um ponto-chave desta iniciativa transformar jogadores amadores em jogadores federados, capazes de representar a freguesia e o clube em provas oficiais. Neste pressuposto, destacam-se os principais objetivos específicos: desenvolver a atenção, a concentração e o pensamento crítico; potenciar a capacidade de raciocínio lógico matemático; desenvolver a criatividade, a imaginação e a capacidade de resolução de problemas; valorizar e respeitar o silêncio como fonte de concentração; fomentar o desenvolvimento de relações interpessoais equilibradas e construtivas; interpretar e utilizar corretamente os códigos associados à linguagem xadrezística; adquirir conhecimentos de aspetos culturais relativos ao xadrez; aprofundar o conhecimento da modalidade, para além dos seus elementos e normas básicas.
O clube de xadrez funciona duas vezes por semana, em horário pós laboral e dias a combinar face à disponibilidade e preferência dos interessados, com a duração de 1h30 e são dinamizadas pelo professor de xadrez, indicado pela Academia de Xadrez de Gaia. O funcionamento do clube é de 45 semanas anuais em 52 semanas do ano, havendo pausas planeadas atempadamente.