Empreendimento D. Manuel Martins abraça projeto ecológico do Colégio Adventista
A Gaiurb acolheu, no empreendimento social D. Manuel Martins, o projeto transdisciplinar «Sê Eco Herói», que o Colégio Adventista de Oliveira do Douro está a desenvolver no presente ano letivo.
Trata-se de um projeto subsidiário do programa Eco-Escolas que está a promover atividades, sinergias curriculares e aprendizagens significativas vocacionadas para os ODS e Educação Ambiental através de ações na comunidade escolar e local.
No âmbito deste projeto, o colégio dinamizou, nos dias 5 e 6 de abril, um conjunto de atividades que envolveu todos os seus alunos do Pré-Escolar e dos 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico, num total de 170 alunos, distribuídos por diversos locais do concelho.
Neste empreendimento social, o primeiro dia de atividades foi dedicado à plantação de três macieiras cedidas pelo Parque Biológico, com enfoque na importância da biodiversidade, nas suas vertentes de preservação e regeneração; à pintura de bueiros com a capa do herói do projeto nas áreas envolventes e nas ruas circundantes; e à recolha de lixo nos espaços públicos.
Numa ação conjunta articulada com a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e a Junta de Freguesia de Oliveira do Douro, o segundo dia foi alargado ao projeto municipal “Ser+Vizinh@”, que tem como objetivo combater o isolamento da população idosa, diminuir o risco e promover a inclusão social, numa lógica de trabalho em rede com a população local.
Esta atividade decorreu nas instalações da autarquia local e reuniu um grupo de idosos residentes no empreendimento social com um grupo de alunos do colégio, num virtuoso encontro intergeracional enriquecido pela partilha de experiências individuais e coletivas. O presidente da Junta de Freguesia, Filinto Lima, participou nesta ação que terminou com um gesto de cortesia dos jovens que presentearam os mais velhinhos com um saquinho de kiwis colhidos nas hortas do próprio colégio, juntamente com uma mensagem ecológica.
A comunidade aderiu de forma entusiasta às atividades desenvolvidas ao longo dos dois dias, sobretudo no segundo dia em que foi despertada ao ritmo festivo dos bombos do colégio.
Este conjunto de atividades marcou a comunidade e permitiu-lhes, até mesmo, assumir o “ADN de Heróis”, o mote do projeto educativo da escola para o presente ano letivo.