Espaços privilegiados de aprendizagem no empreendimento social D. Armindo Lopes Coelho
As oficinas de culinária e de manutenção técnica que decorrem junto da comunidade jovem residente no empreendimento D. Armindo Lopes Coelho, em Olival, são espaços privilegiados para a aprendizagem e estão a desenvolver o gosto e a capacitação para saídas de futuro.
O projeto designa-se Check Out e destina-se a jovens em situação de vulnerabilidade, na efetiva entrada para o mercado de trabalho ou na criação de iniciativas de empreendedorismo, através da promoção de um programa de capacitação que desenvolve competências pessoais, sociais e profissionais.
Numa altura em que se assinala um ano de implementação do projeto, é possível aferir do seu sucesso, quer ao nível do interesse e assiduidade dos jovens que o frequentam, quer ao nível da extensão às faixas etárias mais novas que, não raro, procuram as oficinas como pontos de encontro de aprendizagem de outros saberes e ofícios, designadamente a execução de tarefas de caráter doméstico que determinam a capacitação para a autonomia de cada um, para além do apoio ao estudo, do convívio e da partilha.
Durante a Semana Santa, os dias foram preenchidos com a aprendizagem/confeção de doces tradicionais da época (na oficina de culinária dinamizada pelo chefe Cunha), assim como o recorte da figura do “coelhinho Páscoa” em madeira (na oficina de manutenção-carpintaria) e respetiva decoração e pintura.
É com orgulho e otimismo que os monitores Salomé e Sérgio exibem o interesse, o entusiasmo e a assiduidade dos jovens que frequentam estas oficinas para o futuro, assim como os resultados muito positivos já verificados a nove meses do final do projeto.
Check Out é uma resposta de inovação social promovida pelo Instituto de Desenvolvimento e Inserção Social (IDIS), em parceria com a Gaiurb, financiada no âmbito da 8ª Geração do Programa Escolhas, e que assenta a sua intervenção nas áreas estratégicas da “Empregabilidade e Emprego”, “Capacitação e Empreendedorismo” e “Inclusão Digital”.