Com a crescente necessidade de acesso e divulgação da informação geográfica em toda a estrutura do Município de Vila Nova de Gaia, foi definido um modelo de organização e de procedimentos de partilha de dados entre as estruturas municipais para a dinamização do Sistema Municipal de Informação Geográfica de Vila Nova Gaia (SMIG Gaia) disponibilizando uma ferramenta abrangente e facilitadora da gestão e tomada de decisão.
Este modelo organizacional propõe a definição dos critérios para um modelo de dados e gestão única de toda a informação geográfica municipal, de modo a que a mesma estrutura se aplique a todos serviços do município, quer sejam produtores de informação geográfica ou simples utilizadores da mesma.
A definição da estratégia de abordagem da informação geográfica, no universo municipal baseia-se nas seguintes condições:
Entidades e Serviços Municipais promotores na implementação do SMIG.GAIA
Princípios Orientadores do Sistema Municipal de Informação Geográfica (SMIG.GAIA)
a) Enquadramento
Embora hoje generalizado às mais diferentes atividades, a génese dos SIG’s esteve na resposta às necessidades de um sistema integrado para da concepção e gestão do território. Atualmente ele é uma ferramenta fundamental na tomada de decisões no urbanismo e no ordenamento do território. O município de Vila Nova de Gaia e a Gaiurb, sempre estiveram na linha da frente na adoção de boas práticas, utilizando o máximo possível as potencialidades destes sistemas.
Como tecnologia e conceito, o SIG, tem evoluído ao longo do tempo sobretudo no sentido de se adaptar à universalização da sua utilização. Passou de um sistema desktop para os portais Web, de um sistema de consulta vocacionado a especialistas para um sistema de utilização universal.
Existem 3 revoluções fundamentais:
Princípios base da nossa estrutura de dados:
A necessidade de implementar um Sistema de Produção e Gestão de Informação abrangente que permita dar resposta eficaz a todos estes desafios tecnológicos e administrativos é um desafio para qualquer organização, nomeadamente no que se refere à integração de sistemas.
As aplicações informáticas e software de gestão da infraestrutura tecnológica transversal, utilizadas pela Gaiurb e Câmara Municipal, na realização das tarefas de gestão, assentam na utilização e integração dos sistema de informação geográfica (SIG) com os sistemas de suporte à atividade administrativa e processual (ERP).
Principio 1 - Prioridade à Informação e Decisão
Principio 2 – Interoperabilidade
Principio 3 - Função, Classificação e Responsabilidade
Globalmente: