A Gaiurb marcou presença no 6.º Congresso PTBIM 2026, realizado entre os dias 17 e 19 de junho, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
Reconhecido como o maior evento nacional dedicado ao Building Information Modelling (BIM), o congresso reuniu especialistas para debater os mais recentes desenvolvimentos científicos, técnicos e organizacionais relacionados com a implementação e a investigação desta metodologia.
Num ano particularmente relevante para o setor, marcado pela publicação da Estratégia Nacional para a Implementação do BIM (PortugalBIM), a Gaiurb apresentou a sua visão e estratégia para a transformação digital do licenciamento urbanístico.
A participação contou com Marco Lima Carvalho, na qualidade de orador convidado, e Ana Patrícia Baptista, que apresentaram a comunicação "Estratégia para o licenciamento digital com BIM no Gémeo Digital Urbano de Gaia".
Perante uma audiência de mais de 300 profissionais, os projetos e desenvolvimentos apresentados despertaram um elevado interesse, reforçando o potencial desta abordagem para o futuro do licenciamento digital, tanto a nível local como nacional.
A Gaiurb continua a promover a cooperação entre a Administração Pública, a Academia e a Indústria, contribuindo para acelerar a implementação do BIM e a inovação no licenciamento de obras particulares.
#Gaia #Gaiurb #BIMGaiurb #SIGGaiurb #PTBIM #PortugalBIM #BuildingSMARTPortugal #BIM #LicenciamentoDigital #GémeoDigital #TransformaçãoDigital #ESRI #ESRIPortugal #UMinho